Homem que morreu de covid-19 em Batayporã recusou vacina

Vítima estava internada no Hospital Regional em Nova Andradina

Da Redação


José Rodrigues de Souza, de 64 anos, conhecido por "Timbó", que morreu nesta sexta-feira (4), vítima do novo coronavírus, não chegou a tomar nenhuma dose de vacina contra a doença.

Leia também

|Batayporã registra décima quinta morte em decorrência de covid-19

 

O Jornal da Nova apurou junto à Prefeitura de Batayporã que a decisão por não receber os imunizante foi do próprio paciente. A mesma foi registrada em termo e assinada. O registro é feito para explicar e garantir o monitoramento dos casos de recusa esclarecendo que a vacinação foi proposta, mas não foi efetuada por vontade do munícipe. Caso o munícipe recuse a vacina após a orientação oral da equipe de saúde sobre os riscos e benefícios do imunizante, a decisão também é constada por escrito.

 

O anúncio do falecimento foi comunicado pela Prefeitura do município, que contabiliza quinze óbitos pela doença até o momento.

 

À reportagem, a SES (Secretaria Estadual da Saúde) informou que não existe uma orientação para o preenchimento de termos de recusa. A decisão de fazer esse tipo de registro cabe a cada município, sendo que alguns preferem ter o documento como segurança de que a dose foi oferecida para aquela pessoa e houve a recusa.

 

A vítima em questão passou pelo Centro de Triagem do município no último dia 19, onde relatou que os sintomas da doença haviam começado no dia 9 de maio.

 

Deu entrada no Hospital Regional, mas não resistiu ao vírus e morreu nesta sexta-feira.

 

Vale destacar que o Ministério Público Estadual tem exigido aos municípios a publicação de todos os dados referentes à vacinação da covid-19, desde o plano de imunização, quantidade das doses recebidas e total de vacinados até às listas com os nomes da população que foi imunizada.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!